Diretora-Presidente da SBFC, Drª. Sílvia Storpirtis fala sobre os cortes do orçamento do programa Farmácia Popular para o ano de 2023

Em recente reportagem publicada no Futuro da Saúde, a Diretora-Presidente da SBFC, Drª. Sílvia Storpirtis comentou sobre os recentes cortes que atingiram o orçamento previsto para 2023 do programa Farmácia Popular.

Dados do Governo Federal mostram uma expectativa de redução de até 59% no orçamento do programa. Esse montante representa um corte de aproximadamente 1,2 bilhões de reais no subsídeo, o qual promove acesso aos medicamentos pelas camadas mais necessitadas da sociedade.

Drª Sílvia argumenta que “O programa Farmácia Popular é fundamental para essa parcela da população que não tem recursos financeiros e vivem com doenças crônicas não transmissíveis, como hipertensão, asma e diabetes. Ele considera a necessidade em saúde, as doenças mais prevalentes e os medicamentos essenciais para tratá-las”. Além disso, a Farmácia Popular se apresenta como um importante local de acesso da população aos serviços prestados pelo farmacêutico. Em seu depoimento, conclui a baixa sensibilidade do governo: “Se o programa está efetivo para melhorar a saúde da população e reduzir os custos do próprio SUS, isso tem que ser levado em consideração. Cortar simplesmente, sem uma análise mais profunda, é complicado”.

A reportagem completa pode ser conferida aqui.