Ligas Acadêmicas de Farmácia Clínica

As Ligas Acadêmicas no (LAc) no Brasil surgiram como iniciativas estudantis que visam expandir horizontes e aprimorar suas habilidades em determinadas áreas do conhecimento. Essas organizações estudantis são compostas por estudantes e contam com a supervisão de docentes especialista na área. O movimento ganhou força no país nas últimas décadas, trazendo consigo diversas contribuições para a formação acadêmica dos estudantes e para a sociedade como um todo.

As instituições de ensino superior normatizam as regras para abertura e funcionamento das LAc que habitualmente têm encontros periódicos, organizam palestras, workshops e outros eventos acadêmicos para proporcionarem aos estudantes a oportunidade de aprofundamento na área específica do conhecimento, seja de forma teórica e ou prática.

A relevância das ligas acadêmicas no Brasil é multifacetada, sejam para o intercâmbio de ideias entre os ‘ligantes’ e profissionais da área, por contribuem para uma formação mais completa dos estudantes, permitindo que eles vivenciem situações reais da profissão antes mesmo de se formarem. Além disso, promovem o desenvolvimento de competências como liderança, trabalho em equipe, respeito à hierarquia e à organização social do trabalho, bem com a resolução de problemas que são atributos fundamentes para a atuação em qualquer profissão.

O impacto social é outro aspecto positivo das LAc, pois ao  desenvolverem projetos e ações voltadas para a comunidade, como campanhas de conscientização, atendimentos gratuitos em áreas carentes e ações de responsabilidade social pode haver o impacto direto no bem-estar da sociedade.

SBFC e as LAc de Farmácia Clínica

A SBFC acredita na força e relevância do engajamento social advindo das LAc de Farmácia Clínica e no dia 15 de fevereiro de 2021 organizou o  1o. Encontro Brasileiro de Ligas Acadêmicas de Farmácia Clínica (EBLAFC), evento gratuito e on-line. A comissão organizadora foi composta pela Dra. Angelita Cristine de Melo e a Dra Sílvia Storpirtis.

O evento objetivou contribuir com a consolidação de novas LAc na área de Farmácia Clínica e teve, entre outras contribuições, minicurso visando orientar sobre a abertura e gestão de uma LAc. Esse foi ministrado pela primeira LAc de Farmácia Clínica brasileira a LAFARC – UFOP. Àquelas instituições de ensino que desejarem iniciar sua LAc de Farmácia Clínica certamente se beneficiarão com o passo a passo e documentos indicados nesse encontro. Todo o material está disponível no Youtube da SBFC: https://www.youtube.com/watch?v=bK4Yim-I1RE

Cadastro de LAc de Farmácia Clínica

Considerando que a SBFC tem como missão:

Congregar os farmacêuticos clínicos brasileiros e promover a Farmácia Clínica, como área científica e especialidade profissional, dentro dos mais elevados níveis de excelência e qualidade técnico assistencial, estabelecendo os padrões de formação, de prática especializada e de desenvolvimento profissional, favorecendo o intercâmbio de experiências entre os seus associados, o compartilhamento de expertises e o avanço da área no Brasil.

E que as LAc surgem nas universidades brasileiras no início do século XXI como estratégias e atividades extracurriculares e como meio de articulação e de mobilização dos estudantes em torno de um objeto/objetivo comum.  A SBFC reconhece as LAc como potente estratégia de desenvolvimento dos estudantes no campo da Farmácia Clínica e no 1o. EBLAC foi definido o apoio da SBFC ao desenvolvimento de LAc dessa área.

Caso a sua instituição tenha uma LAc instituída e atuante aproveite a oportunidade de se cadastrar no link: https://forms.gle/eFq6nhpLoBYqtdWW9

Em setembro lançaremos o cadastro nacional de LAc de Farmácia Clínica.